quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Bons conselhos: Linux Prodigy



Tens que ver isto, e só uma criança, mais ele está aprendendo absorvendo tudo oquê e passado muito rápido, a cada dia mais inteligente. Incrivel!!

O bom seria excelente se todos estivese-mos rodeados de pessoas que desde crianças nos den tão bons conselhos está é uma campanha de software abiente da IBM, meu para você use Linux.

Mais que é linux, Digão?


Linux é um sistema operativo baseado na arquitectura Unix que foi desenvolvido por Linus Torvalds inspirado no sistema Minix, que por sua vez é uma versão simplificada do Unix, e que por fim proveio do sistema Multics, isto é, o primeiro sistema operacional de tempo compartilhado (CTSS - Compatible Timesharing System). O Linux é um dos mais proeminentes exemplos de desenvolvimento com código aberto e de software livre. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente.

Inicialmente desenvolvido e utilizado por nichos de entusiastas em computadores pessoais, o sistema Linux passou a ter a colaboração de grandes empresas, como a IBM, a Sun Microsystems, a Hewlett-Packard, e a Novell, ascendendo como principal sistema operacional para servidores -- oito dos dez serviços de hospedagem mais confiáveis da Internet utilizam o sistema Linux em seus servidores web.

Um sistema Linux é capaz de funcionar em um grande número de arquiteturas computacionais. É utilizado em supercomputadores, computadores pessoais e até em aparelhos celulares.

O Linux é na verdade o núcleo dos sistemas operacionais Linux, de forma que todo sistema operacional que tem o núcleo Linux como base, é chamado genéricamente de Linux. Richard M. Stallman, criador e líder do projeto GNU,solicita aos usuários e programadores que se refiram a sistemas baseados no Linux como GNU/Linux pois vários sistemas operacionais Linux construídos em torno do seu núcleo ou kernel utilizam como base, os programas do projeto GNU, que oferecem interpretador de comandos,utilitários,bibliotecas de software bibliotecas,compiladores,etc. Contudo não é necessário utilizar os programas desenvolvidos pelo projeto GNU para o funcionamento de um sistema operacional Linux, podemos utilizar outros programas desenvolvidos por outros grupos ou indivíduos, e mesmo criarmos nossa própria distribuição Linux sem usar qualquer programa desenvolvido pelo projeto GNU. Esta é uma das razões responsáveis pela controvérsia da nomenclatura Linux e GNU/Linux. A princípio os programas livres vinham em sua grande maioria do projeto GNU, hoje em dia, isto já é não é mais verdade e existem diversos grupos de desenvolvedores atuando no universo dos sistemas Linux, entre eles: Apache, Mozilla, OpenOffice, KDE, wine, mySQL, PostGreSQL, etc, Logo há vários programadores que discordam da visão de Stallman, assim como aqueles que concordam.

No decorrer do tempo, várias distribuições surgiram e desapareceram, cada qual com sua característica. Algumas distribuições são maiores outras menores, dependendo do número de aplicações e sua finalidade. Algumas distribuições de tamanhos menores cabem num disquete com 1,44 MB, outras precisam de vários CDs, existindo até algumas versões em DVD. Todas elas tem o seu público e sua finalidade, as pequenas (que ocupam poucos disquetes) são usadas para recuperação de sistemas danificados ou em monitoramento de redes de computadores.

De entre as maiores, distribuídas em CDs, podem-se citar: Slackware, Debian, Suse, e Conectiva. O que faz a diferença é como estão organizadas e pré-configuradas as aplicações. A distribuição Conectiva Linux, por exemplo, tinha as suas aplicações traduzidas em português, o que facilitou que usuários que falam a Língua Portuguesa tenham aderido melhor a esta distribuição. Hoje esta distribuição foi incorporada à Mandrake, o que resultou na Mandriva. Para o português, existe também a distribuição brasileira Kurumin, construída sobre Knoppix e Debian, e a Caixa Mágica, existente nas versões 32 bits, 64 bits, Live CD 32 bits e Live CD 64 bits, e com vários programas open source: OpenOffice.org, Mozilla Firefox, entre outros.

Exemplo de Desktop Linux.

(Clique para ampliar)

Via Linux wikipedia!

0 Fala que eu te escuto:

 
Winoriginal.png